Project Description

blefaroplastia-cirurgia-das-palpebras

Com o decorrer do tempo as estruturas palpebrais tornam-se flácidas, as sobrancelhas perdem a sustentação , principalmente nas porções laterais, e assim passam a posicionar-se mais rebaixadas, acentuando o excesso de pele nas pálpebras superiores, que progressivamente cobrem a região dos cílios. Também há acentuação das bolsas de gordura, sobretudo nas pálpebras inferiores. Estas transformações fisiológicas proporcionam aos indivíduos um aspecto de cansaço .
Há frequente queixa de prejuízo do campo visual e até borramento da maquiagem nos cílios em pacientes do sexo feminino.

Nas pálpebras inferiores procura-se principalmente retirar as bolsas de gordura caso estejam proeminentes.

Na abordagem desta região evita-se retirar grande quantidade de pele, ou até mesmo a deixamos intacta nesta etapa, pelo risco de distorção da região , denominado Ectrópio. Para o tratamento da sua flacidez opta-se atualmente pela aplicação de algumas sessões de Laser, que estimulará o colágeno com melhora da sua firmeza .

Na cirurgia das pálpebras superior a prioridade é retirar o excesso de pele (Dermatocalásio).

Nas pálpebras inferiores procura-se principalmente retirar as bolsas de gordura caso estejam proeminentes.

Na abordagem desta região evita-se retirar grande quantidade de pele, ou até mesmo a deixamos intacta nesta etapa,  pelo risco de distorção da região , denominado Ectrópio. Para o tratamento da sua flacidez opta-se atualmente pela aplicação de algumas sessões de Laser, que estimulará o colágeno  com melhora da sua  firmeza  .

Cirurgia das Pálpebras

Em pacientes jovens que apresentam apenas bolsas de gordura evidentes, mas sem flacidez ou excesso de pele , realiza-se uma técnica sem cortes externos, portanto sem qualquer cicatriz aparente, pois as bolsas são retiradas pela região conjuntival, denominda Blefaroplastia Transconjuntival. Pode ser realizada sob anestesia local ou sedação leve.

O Dr Fábio Timoner apresenta um estilo de cirurgia é bem conservador , com muito critério na indicação deste procedimento , para produzir um resultado bem natural.

Cirurgia do Xantelasma Palpebral

​​​​​​​​​​​​​O Xantelasma é uma lesão de coloração amarelada que geralmente se localiza na região Palperal; é um depósito de Colesterol, em indivíduos com altos níveis desta substância no organismo, mas também pode ocorrer mesmo sem estas alterações.
O tratamento pode ser através da retirada cirúrgica, algumas vezes já se realiza a Blefaroplastia Convencional quando o Xantelasma atinge grandes áreas. O Laser e Cauterização também podem ser utilizados.

Histórico do Dr. Fabio R. Timoner na Cirurgia das Pálpebras

O Dermatologista Fábio R. Timoner, em sua formação, realizou Pós-Graduação em Cirurgia Dermatológica avançada no Setor de Cirurgia Dermatológica do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC (Serviço de referência em Cirurgia Dermatológica Avançada: Câncer de Pele, Implante Capilar, Cirurgia Facial, Lipoaspiração), onde permaneceu como Assistente de Cirurgia Dermatológica, e focou sua atuação em Cirurgia Estética Facial (Cirurgia das Pálpebras, Minifiting), de 1999 a 2016, período no qual treinou dezenas de grupos de Dermatologistas do Brasil e América Latina, que foram realizar estágio nesta Instituição, proferindo Palestras em vários Congressos regionais e nacionais além de ser co-autor em capitulos de Cirurgia das Pálpebras em livros de Cirurgia Dermatológica. (vide Curriculum Lattes​​​​​​​)